- Área: 113 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
-
Fabricantes: AutoDesk, Grohe, Zeyko
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno projeto residencial está localizado próximo à residência Yamamura de Frank Lloyd Wright, no Hyogo. Japão. A casa está entre dois rios, permitindo que ela não utilize nenhum equipamento de ar condicionado, deixando o rio entrar na estrutura. Isso é possível através do planejamento de uma zona neutra entre o perímetro interno e externo coberto por portas deslizantes com persianas. Essas portas controlam a luz, o vento e a privacidade da casa, movendo-as de acordo com o clima ou a hora do dia.
A estrutura de concreto armado foi escolhida para esta residência a fim de fornecer uma imagem maciça e forte da estrutura principal e um contraste com as portas de correr em madeira. A estrutura de concreto em balanço permitiu ao arquiteto fazer amplas aberturas em toda a casa, o que levou a criar uma forte conexão entre a casa e os arredores.
Essa conexão com o entorno foi planejada desde o início, quando o arquiteto visitou o terreno pela primeira vez e viu que ele era aberto em três de seus lados, sendo que no lado norte havia uma residência. A casa é muito simples, usando concreto (estrutura) e madeira (paredes e portas não estruturais) para o material de acabamento, a fim de enfatizar o conceito.
As árvores que circundam os três lados do terreno também foram planejadas desde o início para servir como faixa verde para os pedestres e também para o proprietário da casa. Elas também servem como um jardim para a casa, uma vez que o terreno é muito pequeno para abrigar um jardim significativo.